PROJETO
QUANTO LIXO
PRODUZIMOS?
Ao observar
os resíduos produzidos nos diferentes espaços da escola e também em casa as
crianças descobrem que muitos materiais que costumamos descartar podem ser
reutilizados.
OBJETIVOS:
Conscientizar os alunos de que qualquer ser
humano é um produtor de lixo;
Fazer com que as crianças percebam a quantidade de
lixo que uma família pode produzir;
Identificar os tipos de lixo que podem ser
reciclados;
Diferenciar os tipos de lixo produzidos.
DISCIPLINA:
Ciências;
Língua Portuguesa;
Artes
CONTEÚDOS:
Meio
Ambiente;
Reciclagem
de lixo;
Produção de
textos coletivos;
Música;
ANO DE ENSINO:
ETAPA II – EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMPO ESTIMADO: seis semanas
RECURSOS:
Humanos -
alunos, professores, pais, familiares, funcionários da escola.
Materiais-
Sacos de lixo, cestos de lixo com destinações específicas, cartolinas, tintas,
canetinhas para a confecção de cartazes, resíduos sólidos (lixo) domésticos,
caderninho, recursos áudio visuais (PCs, Datashow, rádio, CDs, filmadora,
câmera fotográfica).
JUSTIFICATIVA:
A maneira
como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui
o nosso modo de vida. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da
sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande
conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o
meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as crianças perceberem que fazem
parte da natureza, tanto melhor para sua convivência futura.
Frequentemente
as crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam
a palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à
floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua
residência como natureza. Portanto, é preciso que os pequenos compreendam que,
ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte
da natureza, do ambiente.
Estimule as
crianças da sua turma a perceberem como vivem e se relacionam com a natureza e
a sociedade. Compreender quanto lixo produzimos pode ser uma importante
ferramenta de percepção para os pequenos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª fase:
Solicitar
que os alunos tragam de casa a produção de um dia de lixo, mas é preciso tomar
cuidado nessa solicitação, pois as crianças podem querer trazer qualquer tipo
de lixo. Oriente sua turma e os pais das crianças para que separem somente
resíduos inorgânicos, como as embalagens, sem arestas cortantes e que não
apresentem perigo às crianças, pois, nesta etapa é importante que as crianças
possam refletir um pouco mais sobre a produção de lixo.
Quando esses
resíduos forem trazidos, permita que as crianças os manipulem livremente. Veja
se elas brincam com o lixo e observe como elas fazem isso. Aos poucos, conduza
a brincadeira para que a turma classifique os tipos de embalagens e lance
perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma
das crianças muda, de acordo com os hábitos familiares. É possível, ainda, que
as crianças já queiram separar as embalagens de acordo com critérios que elas
mesmas vão estabelecer (cores, formas etc.).
Pergunte a elas se ali
existe algum tipo de lixo que possa ser reutilizado e peça para que façam a
seleção do material.
Ao final,
proporuma roda de conversa para que os pequenos exponham
seus critérios, contem sobre a origem do lixo produzido e avaliem a atividade.
Aproveite esta oportunidade para explicar sobre a produção do lixo nas cidades
e sobre a necessidade de se reduzir esta produção.
2ª fase:
Confecção de um
caderninho de receitas. Pesquisar e trabalhar com as crianças receitas
culinárias feitas a partir de cascas de frutas - que, normalmente, são
desprezadas no lixo, (ex: brigadeiro de casca de banana).
Também organize algumas
entrevistas com funcionários da escola sobre o lixo produzido. As crianças
podem elaborar questões relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinação.
Certamente as merendeiras terão respostas diferentes daqueles funcionários que
trabalham na secretaria ou na biblioteca.
Depois, peça para que as
crianças entrevistem os seus próprios familiares, a fim de comparar os lixos
produzidos em diferentes casas, ainda que em um mesmo contexto urbano.
3ª fase:
É muito
importante também que as crianças interajam com todos os recursos tecnológicos
existentes na escola a fim de realizarem suas pesquisas de forma prazerosa,
visitando sites de pesquisas, assistindo a vídeos e filmes, portanto, durante o
desenvolvimento do projeto elas devem ser levadas até a sala de informática
para explorarem softwares que tratam do assunto da problemática do lixo de
forma lúdica e interessante para as mesmas, assim como filmes, músicas e textos
também.
Sugestões de
materiais:
Música:
Depende de nós. Ivan Lins
(Balão Mágico)
http://www.youtube.com/watch?v=PJB6u5rdW
Depende de Nós
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Vídeos:
È preciso
reciclar. Turma da Mônica
Um plano
para salvar o planeta. Turma da Mônica. (parte 1).
Um plano
para salvar o planeta. Turma da Mônica. (parte 2).
Um plano
para salvar o planeta. Turma da Mônica. (parte 3).
Texto de pesquisa sobre reciclagem:
Reciclagem:
A reciclagem é o termo
geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os
exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a
minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a
minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como
aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve
apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado
novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de
reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou
reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em
outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o
reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com
aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor
diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não
possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim
transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material
de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo
que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas
características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito,
utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao
estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata,
podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
A palavra reciclagem
ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não
renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a
disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do
inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Cores dos cestos de separação
para reciclagem:
No Brasil os recipientes para
receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
<!Amarelo:
metal
<!Marrom: resíduos
orgânicos
<!
Vantagens da reciclagem:
Os resultados da reciclagem
são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação
progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo
o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a
reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem
não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias
ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para
pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel,
que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis
deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de
materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem
grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.
Assim, para muitas das pessoas
que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas
alternativas de ganhar o seu sustento.
O manuseio de resíduos deve
ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de
doenças.
No Brasil, as prefeituras de sete cidades fornecem
serviço de coleta seletiva a 100% das residências. Esses municípios são: Curitiba (PR), Itabira(MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goiânia (GO).[2][3]
Coleta seletiva:
Coleta seletiva ou recolha selectiva é o termo utilizado para o recolhimento dos
materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis
podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
A separação na fonte
evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado
destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Para iniciar um processo
de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o
perfil dos resíduos sólidos gerados em determinadomunicípio ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
IMPLANTANDO
A COLETA SELETIVA:
A coleta seletiva e a
reciclagem de resíduos são soluções desejáveis, por permitirem a redução do
volume de lixo para disposição final.
O fundamento da coleta
seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis,
vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.
A implantação da coleta
seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos
poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à
população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que
separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.
É aconselhável
distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à
separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências
(normalmente sacos de papel ou plástico).
A instalação de postos
de entrega voluntária (PEV) em locais estratégicos melhora a operação da coleta
seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das
campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping
centers e edifícios comerciais e públicos.
Deve-se buscar elaborar
um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos
resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são
importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar.
Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de
interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.
Finalmente, é necessária
a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o
acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível
implantar programas especiais para reciclagem de entulho (resíduos da construção civil).
PRINCIPAIS FORMAS DE
COLETA SELETIVA:
<!--[if !supportLists]-->§ <!--[endif]-->Porta a Porta –
Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que
não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis
nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos;
PEV (Postos de Entrega Voluntária) - Utiliza contêineres ou pequenos depósitos,
colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente,
deposita os recicláveis;
Postos de Troca –
Troca do material a ser reciclado por algum bem.
PICs - Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa
Interno de Coleta Seletiva, que é realizado em instituições públicas e
privadas, em parceria com associações de catadores. Em Natal, capital do Rio
Grande do Norte, o PICs é realizado em diversas empresas, fruto do trabalho da
Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), que realiza trabalhos de
educação ambiental com crianças e adolescentes.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
Após, abrir uma roda de conversa sobre o que viram
ouviram e realizaram.
4ª fase:
Produção de
pequenos textos em grupo para confecção de cartazes. Nestes escritos eles
deverão expor tudo o que aprenderam até o momento a respeito da produção e
reciclagem de lixo. Também coletar ilustrações que condizem com os textos
produzidos. Esses cartazes deverão ser expostos nos murais da escola.
Registrar
todos os trabalhos. (através de relatórios, fotos e filmagem).
AVALIAÇÃO: deverá ser
feita através de observações diárias no que diz respeito a participação e
adesão à proposta.
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